ST 01| DISCURSOS DE RESISTÊNCIA NA MÍDIA E NA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS E DIÁLOGOS INTERCULTURAIS
Organizadoras: Ivania Neves (Gedai UFPA) e Flávia Marinho Lisboa (Gedai UFPA/UFRA) e Ingrid Brandão (GEDDA/Unifesspa).
Vivemos um momento em que a atualização dos mecanismos de circulação da informação facilita a visibilidade de práticas discursivas subalternas, possibilitando como nunca a evidência de pautas contra-hegemônicas nos mais diversos âmbitos da sociedade e protagonizadas por sujeitos historicamente invisibilizados pelas suas condições de gênero e sexualidade, étnico-racial, classe, entre outras formas marginalizadas de existência. Esse ST está aberto a experiências analíticas que problematizem essa conjuntura, fundamentadas nas várias vertentes discursivas (Foucault, Pêcheux, Bakhtin), além de interessar-nos também os diálogos possíveis com os estudos sobre a (de)colonialidade em que a Interculturalidade acene como um caminho de emancipação. Assim, simpatizamo-nos por trabalhos que exponham práticas discursivas contra-hegemônicas na mídia e em processos educativos, possibilidades subversivas de formação (formal e não-formal) pautadas em epistemologias diversas, evidenciando conflitos/negociação na disputa por espaços de poder, enquanto estratégias de superação das opressões que constituem nossa sociedade.
Biografia das Organizadoras:
Ivânia Neves tem doutorado em Linguística, na área de Análise do Discurso pela Unicamp (2009). Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2004). Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pará (1992). Prêmio Jabuti 2000, na categoria didático. Experiências na área de Linguística, Comunicação e Antropologia. Desenvolve pesquisas com sociedades indígenas Tupi e experimentações didáticas com as novas tecnologias da informação. Atualmente, é professora do Instituto de Letras e Comunicação - ILC da Universidade Federal do Pará e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação de Comunicação, Cultura e Amazônia. E-mail: ivanian@uol.com.br
Flávia Marinho Lisboa é professora na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras/ênfase em Linguística da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (Unifesspa), onde defendeu dissertação envolvendo Análise do Discurso e propaganda eleitoral (2014). Especialista em Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2010). Graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará (2008). Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental Brasileira e do Grupo de Estudo Mediações, Discurso e Sociedades Amazônicas (Gedai). Foi integrante do projeto de pesquisa Núcleo de Estudos Literários (2005). Atua principalmente nas áreas de Letras (Linguística e Língua Portuguesa) e Comunicação (produção e editoração jornalística e assessoria de imprensa).E-mail: flaviamlisboa@gmail.com
Ingrid Fernandes Gomes Pereira Brandão é raduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e Inclusiva e Educação em Direitos Humanos. Mestra em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA).É professora da rede pública, e atuou no Atendimento Educacional Especializado de alunos com Deficiência Visual e como coordenadora do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação(SEMED). Foi membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Faz parte dos Grupos de Estudos e Pesquisas: Dinâmicas Socioeducacionais, Políticas Públicas e Diversidade; e Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia / ambos pela UNIFESSPA. Filiada à Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED). E-mail: ingridfgomes@hotmail.com
ST 01| DISCURSOS DE RESISTÊNCIA NA MÍDIA E NA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS E DIÁLOGOS INTERCULTURAIS
LOCAL: SALA 2 DO PDTSA
Organizadoras: Ivania Neves (Gedai UFPA) e Flávia Marinho Lisboa (Gedai UFPA/UFRA) e Ingrid Brandão (GEDDA/Unifesspa).
Dia
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Horário
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Autorxs
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Trabalho
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07/08
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14:30
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Luciana Barros ATAÍDE
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A MARGINALIZAÇÃO DA EXISTÊNCIA HUMANA: PRÁTICAS DISCURSIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS NOS CONTOS “A MENOR MULHER DO MUNDO”, DE CLARICE LISPECTOR E “CALIGRAFIA DE DEUS” DE MÁRCIO SOUSA E OUTROS ANDRAJOS SOCIAIS
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14:50
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Jessica Mina De SOUSA e Nilton MILANEZ
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INTERICONICIDADE E RESISTÊNCIA NO CORPO DAS MINAS TRANS DO RAP EM VÍDEOS NO YOUTUBE (2017)
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15:10
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Priscilla COSME e Ivânia NEVES
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ENTRE A CULTURA POPULAR E A ARTE URBANA: A CIDADE DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS NOS “MURAIS-GRAFITES” DE ANDERSON SANTOS
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intervalo
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16:00
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Sebastiana ARAÚJO FILHA e Hiran de Moura POSSAS
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PRÁTICAS DISCURSIVAS NA/DA ESCOLA E A (RE) PRODUÇÃO DE IDENTIFICAÇÕES TRANSGÊNERO
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16:20
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Ingrid BRANDÃO
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A “NOVA” ORDEM DISCURSIVA SOBRE DIVERSIDADE E PROFESSOR INCLUSIVO.
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16: 40
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Marília Amaro CORREIA e Karla Leandro RASCKE
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EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A PRÁTICA DA REIVINDICAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS
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08/08
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14:30
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Patrícia Romário FRANCO, Thaís da Silva FRAZÃO e Francisca Magnólia de Oliveira REGO
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LINGUÍSTICA QUEER VS BINARISMO LINGUÍSTICO: OS IMPACTOS DA HETERONORMATIVIDADE NO ENSINO DE ADJETIVOS E ARTIGOS
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14:50
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Marcos CUNHA
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MÍDIAS DIGITAIS, PRÁTICAS CULTURAIS E MODOS DE LETRAMENTO NA SOCIEDADE E NA ESCOLA
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15:10
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Flávia Marinho LISBÔA e Ivânia dos Santos NEVES
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DIÁLOGOS INTERCULTURAIS: PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES E EFEITOS GENEALÓGICOS NO CONFLITO/NEGOCIAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E GRADUANDOS INDÍGENAS
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Intervalo
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16:00
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Sueli Silva PINHEIRO
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DISCURSO E ESTILO NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: IDENTIDADE E ALTERIDADE EM CENAS DO COTIDIANO
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16:20
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Marcos CUNHA e Degivane MAGALHAES,
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DO DESMATAMENTO AO TURISMO: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DA LEITURA DE NOTÍCIAS SOBRE A AMAZÔNIA PARAENSE
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Boa tarde;
ResponderExcluirpreciso saber como proceder. Recebi a carta de aceite de submissão de trabalho e também a informação de que eu teria até 15 de junho para efetuar pagamento. Quando fui gerar o boleto para pagar, na semana passada, apareceu a mensagem que eu não poderia mais efetuar pagamento na categoria de professor universitário e era para eu entrar em contato. Enviei email informando o ocorrido, mas ainda não obtive resposta.