ST 08| TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO & PRÁTICAS DE LIBERDADE: APONTAMENTOS DE RESISTÊNCIAS EM CENÁRIOS AMAZÔNICOS


Organizadores: Agenor Sarraf Pacheco (UFPA), Maura Pereira dos Anjos (UNIFESSPA/UnB) e Jerônimo da Silva e Silva (UNIFESSPA).

Os processos de transmissão ou imposição de conhecimento estão atrelados a recorrentes episódios de dominação, discursos colonialistas, e, contemporaneamente, práticas específicas de expansão capitalista. Se por um lado a Amazônia, em distintos tempos e lugares, tem experimentado as referidas cenas de rapinagem, por outro, testemunha-se a multiplicação de formas de resistência em territórios educacionais, isto é, em diversas acepções, saberes dos povos do campo, camponeses, comunidades quilombolas e indígenas tem engendrado formas próprias para questionar e exercitar práticas de liberdade ou experimentos descolonizadores. O Simpósio Temático almeja acolher pesquisas que tematizam as propostas de enfrentamento em processos educativos, tais como Educação Popular, Educação do Campo, Movimentos Sociais, relações interculturais de povos de matrizes afro-brasileiras e indígenas, valorizando debates transversais afins e em diversas perspectivas disciplinares.

Palavras chave: Processos Educativos; Povos do Campo; Resistências.

Agenor Sarraf Pacheco - Doutor em História Social (PUC-SP, 2009); Realizou Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC/UNAMA com Bolsa PNPD/CAPES - 06/2015 a 05/2016) e atualmente realiza um segundo Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/UNIFESSPA) com Bolsa PNPD/CAPES - 08/18 a 07/2019. Discute teoricamente Estudos Culturais, Pensamento Pós-Colonial e Decolonial nas interfaces com os campos da História e da Antropologia. Tem experiência na área de História Social e Cultural da Amazônia e da Amazônia Marajoara, História e Cultura Afroindígena, Antropologia Histórica. Coordena o Grupo de Pesquisa Estudos Culturais na Amazônia (GECA/CNPq/UFPA) Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Pará (UFPA), lotado no Instituto de Ciências da Arte (ICA), vinculado à Faculdade de Artes Visuais (FAV), ao Curso de Museologia e aos Programas de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (PPHIST) e Antropologia (PPGA). Atua especialmente nos temas: Cidade-Floresta, Amazônia Marajoara, Afroindigenismo, Religião/Religiosidade, Patrimônio, Memória, História Oral, Cartografia, Etnobiografia. E-mail: agenorsarraf@uol.com.br

Maura Pereira dos Anjos - Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasilia (UNB) na Linha de Educação Ambiental e Educação do Campo. Pesquisadora do Observatório Nacional da Educação do Campo (UNB/UFS/UFPA/UNIFESSPA) e do Sub 07: Educação Superior e Educação do Campo da Rede Universitas. Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável no Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas no Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável - MAFDS - NCADR/UFPA. Docente Adjunto II, lotada no Instituto de Ciências Humanas, na Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo. Faz parte do GT sobre Formação de Professores na Educação Básica do Fórum de Educação do Campo no Sudeste do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação docente, Currículo e Educação do Campo. mauraanjos@unifesspa.edu.br

Jerônimo da Silva e Silva - Doutor em Antropologia (PPGA/UFPA, 2014), Pós-doutorado (2016-2018) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA). Atua nos temas: Encantaria Amazônica, Narrativas Orais, Cristianismos, Cosmologias Africanas e Indígenas - Afroindígenas. Dedica-se nos últimos tempos também ao estudo de Memórias no âmbito da Educação do Campo, Campesinato e Movimentos Sociais na Amazônia Oriental. Professor Adjunto na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Lotado no Instituto de Ciências Humanas - Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/UNIFESSPA) e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST/UNIFESSPA) tem discutido Interdisciplinaridade, Epistemologia, Tempo e Interculturalidade. Em regime de colaboração ingressou no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar Indígena (UEPA/UNIFESSPA/UFPA/UFOPA). É líder do Grupo de Pesquisa LEBARA - Conversações Epistemológicas. Está em função administrativa: Coordenador Geral do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (NUADE/UNIFESSPA). jero1978@unifesspa.edu.br


Foto: Eunice Pinto/ Ag. Pará 

ST 08| TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO & PRÁTICAS DE LIBERDADE: APONTAMENTOS DE RESISTÊNCIAS EM CENÁRIOS AMAZÔNICOS
LOCAL: Sala  2 do ILLA
Organizadores: Agenor Sarraf Pacheco (UFPA), Maura Pereira dos Anjos (UNIFESSPA/UnB) e Jerônimo da Silva e Silva (UNIFESSPA).
                                   
Dia
Horário
Autorxs
Trabalhos
07/08
14:30
Joyara Maria Silva de OLIVEIRA e
Hildete Pereira dos ANJOS

EDUCAÇÃO LIBERTADORA: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENFRENTAMENTO AO
TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO
14:50

Kezia FARIAS e
Idelma Santiago da SILVA

RE-EXISTÊNCIA TERRITORIAIS NO SUDESTE PARAENSE
15:10
Camila Ailin BAEZA
PEDAGOGIAS POPULARES Y AGROECOLOGIA: ANALISIS SOBRE LA CIRCULACION DE CONOCIMIENTOS AGROECOLOGICOS EN TRES ENTREVISTAS A CAMPESINOS TOCANTINENSES.
15:30
Omar Alejandro García MENDOZA e
Jerônimo da Silva e SILVA

ENFRENTAMENTO DEMOCRÁTICO, E LIBERAL: UMA ANÁLISE SOBRE O CONSERVADORISMO POLÍTICO NA “FRENTE CONSERVADORA DE MARABÁ” - PA
16:10
Tamires Pereira VIEIRA e Maria Celia Vieira da SILVA
JUVENTUDE E O ENSINO MÉDIO NO CAMPO: QUE PERFIL DE SUJEITO?
intervalo


15:30
Claudiana Gomes GUIDO e
Alexandre Silva dos SANTOS FILHO

EDUCAÇÃO E COTIDIANO: UM ENFOQUE NA MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA PÚBLICA
15:50
Sara Moraes CAMPOS e
Huber Kline Guedes LOBATO

LÍNGUAS E LINGUAGENS COMO VALORIZAÇÃO DE IDENTIDADE(S) CULTURAIS: TRANSLADO DE NARRATIVAS REGIONAIS PARA LIBRAS
16: 10
Haline Fernanda Sila MELO, Hellen Cristina Aleixo Azeredo MOURA, e José Guilherme de Oliveira CASTRO
CURRÍCULO, LITERATURA E AMAZÔNIA
08/08
14:30
Ana Lenira Nunes CYSNE e José de Anchieta ARAÚJO
ANÁLISE TEMPORAL DAS PRECIPITAÇÕES NO MUNICÍPIO DE MARABÁ – PA
14:50
Raimunda Maria Santos da SILVA
Andréa Hentz De MELLO

AGROPECUÁRIA NA REGIÃO SUDESTE DO PARÁ E ESTRATÉGIAS DE MANEJO PRODUTIVO EM LOTES DE AGRICULTORES FAMILIARES
15:10
Maira Alves BRITO  e Andréa Hentz de MELLO

O DEBATE ATUAL SOBRE A AGRICULTURA FAMILIAR E DIVERSIDADE PRODUTIVA NO ASSENTAMENTO PIQUIÁ
15:30
Alexandre BUENO e
Andréa Hentz de MELLO

MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL: DISCURSO NA MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS?
15:50
Júlio César de SOUZA e
José Anchieta de ARAÚJO

“ATERRITORIALIDADE DA AVICULTURA DE CORTE NO TOCANTINS: O CASO DO SISTEMA INTEGRADO DE PRODUÇÃO AVÍCOLA NOS MUNICÍPIOS DE TOCANTINÓPOLIS E AGUIARNÓPOLIS NA AMAZÔNIA ORIENTAL”
16:10
Nilza  LIMA MARINHO,
Andréa Hentz de MELLO e Daniella Maria dos Santos DIAS
O DIREITO À MORADIA E AS DESIGUALDADES SOCIAIS E ECONÔMICAS COMO ATORES INFLUENCIÁVEIS

16:30
Andreza Angélica Frota GAMA e Andréa Hentz de MELLO
EM BUSCA DE ALTERNATIVAS AGROECOLOGICAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE DESMATAMENTO DO ASSENTAMENTO 26 MARÇO EM MARABÁ
16:50
 Eguinaldo dos Santos GUIMARÃES, Luis Mauro Santos SILVA, Mariana Gomes de OLIVEIRA
SISTEMAS PRODUTIVOS E A AGROECOLOGIA: O IMPACTO DE AGROECOSSISTEMAS NO “BEM VIVER” DAS LÓGICAS FAMILIARES NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA
17:10
Anastácia Pavão OLIVEIRA e Andréa Hentz de MELLO
SISTEMAS AGROFLORESTAIS: ALTERNATIVA TECNOLÓGICA PARA REPRODUTIBILIDADE FAMILIAR NO SUDESTE PARAENSE
17:30
Nathalia Karoline Feitosa dos SANTOS Andréa Hentz de MELLO
OS SISTEMAS AGROFLORESTAIS E A REALIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO SUDESTE DO PARÁ

                         
# Compartilhar : Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Nenhum comentário:

Postar um comentário