ST 06| GÊNERO, DISCURSO, MÍDIA E EDUCAÇÃO

Coordenadores: Denise Gabriel Witzel (Unicentro Guarapuava-PR) e Raimundo de Araújo Tocantins (UFPA).

No Brasil, a cada onze minutos, uma mulher é estuprada, além de ser o país com a quinta maior taxa de feminicídio do mundo. Esses dados, fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), evidenciam um longo processo histórico de práticas e discursos que fundamentam, desde a noite dos tempos, as relações de desigualdade e até de barbáries cometidas contra as mulheres persistentes até os dias de hoje. São práticas e discursos concebidos sob as égides do poder patriarcal do qual derivam diferentes formas de discriminação, dominação e violência. Calcado nessa temática, este simpósio pretende acolher trabalhos de pesquisas que discutem, dentro dos escopos dos discursos, a questão do gênero nos ambientes escolares e também nas diversas mídias que nos cercam. A expectativa é promover um espaço de reflexão que considere as identidades como processos de identificação que ultrapassam a constituição normativa binária e elaboram diferentes formas de ser e existir. Em diálogo com essas questões, torna-se pertinente o debate sobre a produção de saberes a respeito de políticas públicas em educação que visem à redução das desigualdades entre homens e mulheres no sistema de ensino brasileiro, pensando nos diferentes mecanismos produtores de novas subjetividades, para ambos os sexos. Nesse sentido, almeja-se discutir a dimensão da incorporação dessas temáticas nas políticas públicas de educação, assim como compreender as condições sócio-históricas de existências de discursos do/no sistema de ensino, notadamente na formação do professor, evidenciando proposições sobre possíveis mudanças nas práticas pedagógicas de educadoras(es). Para além e em sintonia com o espaço escolar, o simpósio promoverá reflexões sobre os discursos atrelados às formas simbólicas de compreensão de gênero nas e pelas diferentes mídias. Além de sua forma corporativa tradicional que historicamente tem criado modelos sobre o que é ser homem e ser mulher, a crescente midiatização da vida pública, proporcionada nos últimos anos pelos meios digitais de informação, tem nos orientado no sentido de inserir nossas práticas cotidianas nestas novas formas de mídia. Problematizando essas questões mediante análises e interpretação dos discursos que dizem respeito às abordagens de gênero nestes múltiplos espaços, este simpósio se concentra na premissa de que é urgente a necessidade de estudos e reflexões sobre esses temas, partindo-se do princípio de que homens e mulheres são sujeitos continuamente produzidos, significados e ressignificados nos e pelos discursos. A escola e a mídia são, sem dúvidas, dimensões importantes dessas produções.

Biografia dos Organizadores:

Denise Gabriel Witzel possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Assis (1989), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Linguística e Língua
Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - FCL/UNESP-Araraquara-SP (2011). Em 2009, realizou estudos em programa de doutorado sanduíche na Universidade Louis Lumière de Lyon II, França. Desde 1998, é professora na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-Guarapuava/PR). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da língua portuguesa, identidade, discurso e mídia. E-mail: witzeldg@gmail.com

Raimundo de Araújo Tocantins é doutorando em Estudos Linguísticos (Universidade Federal do Pará- UFPA), Mestre em Comunicação Linguagens e Cultura (Universidade da Amazônia-UNAMA), Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (IBEPEX-FACINTER). Graduação em Letras com habilitação em Língua Inglesa (Universidade Federal do Pará - UFPA). Seus interesses de pesquisa estão voltados para análise do discurso francesa voltada para os estudos de Michel Foucault sobre identidade e relações de poder. Também se interessa pelas novas tecnologias e processos de aprendizagem. Em sua dissertação de mestrado analisou a circulação de discursos sobre mulheres indígenas na rede social Facebook. E-mail: raimundotocantinsunama@gmail.com


Fonte: ClickPB
ST 06| GÊNERO, DISCURSO, MÍDIA E EDUCAÇÃO
LOCAL: Sala 2A do prédio Multiuso
Coordenadores: Denise Gabriel Witzel (Unicentro Guarapuava-PR) e Raimundo de Araújo Tocantins (UFPA).
                                   
Dia
Horário
Autorxs
Trabalho
07/08
14:30
Claudimir OLIVEIRA
A APRENDIZAGEM HISTÓRICA EM UMA ESCOLA AGRÍCOLA: UMA ABORDAGEM DOS SABERES E VIVENCIAS DOS ESTUDANTES
14:50

Laissy Taynã da Silva BARBOSA
IGUALDADE DE GÊNERO: UM DEBATE PROPOSTO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA
15:10
Naire Gomes de SOUSA e Norma Cristina Vieira COSTA
GÊNERO E SABERES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES APÓS TRÊS DÉCADAS DE ESTUDOS E PESQUISA NA AMAZÔNIA
15:30
 Kerlly Regina SANTOS PACHECO
 O USO DO SMARTPHONE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E AS MUDANÇAS
SÓCIOCULTURAIS NA APRENDIZAGEM
15:50
Intervalo
16:00


08/08
14:30
Letícia VALE e Ilza CUTRIM
O CORPO DA MULHER EMPRESÁRIA COMO OBJETO DE DISCURSO DA REVISTA DELUXE E SÃO LUÍS-MA
14:50
Suzana PACHECO,
CORTESÃS DE SERRA PELADA: A PARTE ENCOBRIDA DA HISTÓRIA
15:10
Elan Fernando Campelo dos SANTOS e
Mônica da Silva CRUZ

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