ST 05| REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS E EXPERIÊNCIAS DE SUJEITOS EM TERRITORIALIDADES AMAZÔNIDAS

Organizadores: Nilsa Brito Ribeiro (Unifesspa), Hildete Pereira dos Anjos (Unifesspa) e Laécio Rocha de Sena (Unifesspa/UFPA)


Ementa: O Simpósio temático pretende colocar em discussão pesquisas que analisam relações entre práticas discursivas e dinâmicas sociais na Amazônia, apreendendo as tensões produzidas no jogo das relações de poder e de resistências ou emancipação. Elegem-se como fonte de pesquisa a imprensa, biografias, autobiografias, escritas de experiências de si e memórias publicadas.
Biografia dos Organizadores:
Nilsa Brito Ribeiro é docente do Instituto de Letras, Linguística e Artes (ILLA), do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutora (2005) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, atualmente é Professora Associado III da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, com atuação em Análise do Discurso, Texto e Discurso e Linguística Aplicada. Lidera um grupo de pesquisa no CNPq intitulado Práticas discursivas: narrativas, saberes e resistência cultural, com atuação nas seguintes linhas de pesquisa: Produção discursiva e dinâmicas sociais na Amazônia; Discurso, ensino e identidade docente, com foco nos seguintes temas: Discurso, Ensino e Formação Docente; Narrativas Identitárias; discurso, poder e resistência. Bolsista PQ- Nível 2. E-mail: nilsa@unifesspa.edu.br
Hildete Pereira dos Anjos é docente do Instituto de Ciências Humanas, com atuação na Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutora (UFBA, 2006) e pós-doutora (UEPA/ PNPD/CAPES, 2016) em Educação Coordena o Núcleo de Educação Especial (NEES) da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências Humanas da UNIFESSPA. É líder do Grupo de Pesquisas em Dinâmicas Socioeducacionais, Políticas Públicas e Diversidade (GEDPPD). Realiza pesquisas sobre as relações entre as dinâmicas territoriais, discurso, educação, políticas educacionais e deficiência. E-mail: anjoshildete@unifesspa.edu.br
Laécio Rocha de Sena possui graduação em História pela Universidade Estadual do Maranhão (2009), especialização em Educação do Campo pelo Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (IFPA) e Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia/PDTSA, pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Foi professor de História da Secretaria de Educação do Estado do Pará (2009 e 2010) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/IFPA (2010 a 2014), no Campus Rural de Marabá (CRMB), onde atuou na coordenação do Curso Técnico em Agroecologia integrado ao Ensino Médio dos Povos Indígenas do Sudeste do Pará. Atualmente é professor de História do Brasil, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/Unifesspa, no Instituto de Estudos do Trópico Úmido, no Campus de Xinguara. Tem desenvolvido pesquisas voltadas para a História Agraria do Pará, na perspectiva da análise do discurso, mais especificamente acerca das representações do MST nos discursos da imprensa escrita paraense. Atualmente cursa Doutorado no Programa de Pós-graduação em História Social da Amazônia, na Universidade Federal do Pará, onde desenvolve pesquisa voltadas para a História Indígena, mais precisamente os povos indígenas do vale dos rios Araguaia e Tocantins, entre meados do século XIX e início do século XX. E-mail: laeciorocha@unifesspa.edu.br

Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil
ST 05| REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS E EXPERIÊNCIAS DE SUJEITOS EM TERRITORIALIDADES AMAZÔNIDAS

LOCAL: Sala 3 do ILLA
Organizadores: Nilsa Brito Ribeiro (Unifesspa), Hildete Pereira dos Anjos (Unifesspa) e Laécio Rocha de Sena (Unifesspa/UFPA)
                                   
Dia
Horário
Autorxs
Trabalho
07/08
14:30
Edileide Patrícia Câmara LIMA
O SUJEITO PROFESSOR, SUA SUBJETIVIDADE E OS MODOS DE SUBJETIVAÇÃO NA ATUALIDADE
14:50

Giovanna Sousa FARIAS
ESCRITA DE PROFESSORES E SUBJETIVAÇÕES DE SI

15:10
Larissa de Sousa ORLANDI
MEMÓRIA E SILENCIAMENTO NA IMPRENSA: O CASO DA CHACINA DE PAU D’ARCO.

intervalo


16:00
Carina Alves Torres e
Kênia Gonçalves COSTA

BLOGGER PEMPXÁ: ANÁLISE SOBRE ATUAÇÕES POLÍTICAS DO POVO INDÍGENA APINAJÉ.

16:20
Eva FERNANDES e
Nilsa Brito RIBEIRO

A SUBJETIVAÇÃO INDÍGENA NOS COMENTÁRIOS DE UMA PUBLICAÇÃO DO G1 PARÁ

16: 40
Carlos BORGES JÚNIOR
REPRESENTAÇÕES DO SUJEITO, DO TERRITÓRIO E DOS AGENTES DOMINANTES EM PROGRAMAS ELEITORAIS DA FRENTE CONTRA A CRIAÇÃO DO ESTADO DE CARAJÁS NO PLEBISCITO DE DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ

08/08
14:30
Nilsa Brito RIBEIRO
EXPERIÊNCIAS DO SUJEITO E INTERPRETAÇÕES DE SI: PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES

14:50
Gabriela Pereira da SILVA e Nilsa Brito RIBEIRO
IDEOLOGIA E INTERAÇÃO VERBAL NA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

15:10
Francisca Cláudia Borges FERNANDES e Nilsa Brito Ribeiro
A VOZ E A PERFORMANCE DO CONTADOR DE HISTÓRIAS NO CIBERESPAÇO

Intervalo


16:00
Lívia Alencar Pacífico Tavares e
Sandra BASTOS

VERDADE, PODER E DISCURSO: O OLHAR DO ESTRANGEIRO SOBRE O ESPAÇO AMAZÔNICO NA OBRA SOUTH AMERICAN MEMORIES OF THIRTY YEARS DE EDWARD FRANCIS EVERY

16:20
Marléa de Nazaré Sobrinho Costa

A RESISTÊNCIA PERFORMATIZADA NO FESTIVAL DE CORDÕES JUNINOS NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA
16:40
Laécio Rocha de Sena,

“SELVAGENS” E “INCONSTANTES”: A REPRESENTAÇÃO DAS CRIANÇAS KAYAPÓ NO DISCURSO DOS MISSIONÁRIOS DOMINICANOS DO ARAGUAIA (1896-1920).
17:00
Jorlan Lima OLIVEIRA e
Hildete Pereira dos ANJOS


COMPETÊNCIA E CIDADANIA: SENTIDOS QUE SE CONFRONTRAM NA PRODUÇÃO DISCURSIVA DO PRONATEC.
                                    


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